NORMAS


NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS DO III SFSFNP


1. Da Submissão do Resumos Expandidos
i. O primeiro autor ou um dos co-autores deverá estar inscrito no evento até a data limite para submissão dos trabalhos para que este seja elegível.
ii. Cada autor/apresentador poderá enviar no máximo 3 (três) trabalhos.
iii. O número de autores poderá variar de um a seis, não sendo permitido mais do que seis autores por trabalho e nem trabalho sem autoria.


2. Das áreas
Os resumos expandidos deverão estar dentro de uma das seguintes áreas:
i. Biotecnologia
ii. Botânica e Fisiologia
iii. Colheita e pós colheita
iv. Defesa fitossanitária
v. Cadeia produtiva da fruticultura
vi. Fitotecnia
vii. Genética e melhoramento
viii. Meio Ambiente e Sustentabilidade


3. Das normas de confecção dos Resumos Expandidos
Os Resumos deverão ser formatados da seguinte forma:
i. Orientações Gerais:
a) O documento deverá ser submetido em formato Word, contendo de 03 a 05 páginas;
b) Página em formato A4, orientação Retrato;
c) Fonte Times New Roman, tamanho 12;
d) Margens superior, inferior, esquerda e direita: 2,5cm;
e) Itens e subitens em negrito e centralizado;
f) Espacejamento: entre o título, o(s) autor(es) e, no texto, espaço 1,5cm; entre os itens e subitens: espaço simples;
g) Tabulação do parágrafo: 1,25cm (padrão Word).


ii. Idioma: Português.


iii. Divisão do texto:
a) Título: Centralizado, letras maiúsculas, negrito (Máximo de 25 palavras).
b) Responsável pelo trabalho: Primeira letra de nome e sobrenome em maiúsculo.
c) Instituição: Nome da instituição por extenso. Em parênteses a sigla.
d) Nome dos Autores: Nomes e sobrenomes, com primeiras letras em maiúsculo, ambos separados por ponto e vírgula, com chamada numérica de identificação. Aquele que submete o trabalho (acessa o sistema) é considerado o responsável pelo trabalho.
e) Resumo: Máximo de 250 palavras, sem parágrafo e sem citações bibliográficas. Deverá conter objetivo, metodologia, resultados (parciais ou finais) e apontar as conclusões.
f) Palavras-chave: Identificação de até 03 (três) expressões ou palavras que sintetizem o objeto do trabalho e que permitam a posterior localização do resumo em bases de dados.
g) Introdução: Apresentar o(s) objetivo(s) do trabalho. Demonstrar a importância/relevância do trabalho. Contextualizar a situação problema, o ambiente e os atores da ação extensionista. Estabelecer a vinculação com a pesquisa e o ensino.
h) Material e Métodos: Descrever o local, os materiais utilizados, as etapas e o universo abordado. Descrever as etapas em ordem cronológica. Destacar a metodologia utilizada, com revisão bibliográfica, se aplicável.
i) Resultados e Discussões: Apresentar os dados obtidos, a análise e a discussão dos resultados. Poderão ser apresentados por imagens, gráficos, quadros ou tabelas. Destacar a participação da comunidade, se existente, e a alteração da situação problema.
j) Conclusão: Informar se os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos resultados. Ressaltar os ganhos acadêmicos e o grau de alteração da situação problema.
k) Referências Bibliográficas: Relacionar todas as referências citadas nas demais partes do trabalho redigido, conforme as normas da ABNT.


ATENÇÃO: Não serão aceitos resumos nas seguintes condições:
a) Resumo enviado fora do prazo;
b) Resumo fora do padrão especificado ou com formatação inadequada;
c) Trabalhos incompletos;
d) Resumo com apresentação insuficiente de dados;
e) Descrição de projeto;
f) Resumo com resultados preliminares;
g) Resumo com mais autores do que permitido;
h) Resumo de trabalho já publicado;
i) Resumo de revisão bibliográfica;
j) Resumo sem rigorosa revisão gramatical e ortográfica.


4. Dos Resumos Expandidos aceitos para publicação:
i. Os Resumos aceitos serão publicados nos Anais do Simpósio.
ii. O conteúdo apresentado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
iii. A publicação dos resumos nos Anais do Simpósio condiciona-se à efetivação da inscrição de um dos autores.
iv. Todas as comunicações a respeito do Resumo serão enviadas para o endereço de e-mail cadastrado na inscrição do Simpósio. Por isso, confira seu cadastro no site antes de confirmar o envio das informações. Evite confusões, fazendo a conferência criteriosa dos dados.


5. Das apresentações dos Resumos Expandidos
A apresentação dos Resumos ocorrerá na forma de Pôster.
i. Apresentação pôster: O Pôster deverá seguir as dimensões: 0,90m de largura por 1,20m de altura; com logomarca da IES e do Simpósio centralizados na borda superior em tamanho visível. Os itens obrigatórios são: título, autor (es), instituição (filiação), introdução, objetivo, materiais e métodos, resultados e discussões, conclusão e referências. A confecção, transporte e instalação do Pôster é de responsabilidade do autor (es), seguindo as normas estabelecidas.

ATENÇÃO: A apresentação dos trabalhos deverá seguir o horário determinado pela coordenação organizadora do Simpósio. Os participantes que não estiverem presentes no horário previsto para a apresentação, perderão o direito de apresentação. A não apresentação no horário previsto, implicará no não recebimento do certificado.


6. Do cronograma de submissão do Resumo Expandido
i. Período de inscrição para o autor que enviará o Resumo: 18/04/2018 a 10/08/2018.
ii. Data final para submissão do Resumo pelo autor que fez a inscrição: 10/08/2018.
iii. Data para a coordenação do Simpósio responder aos autores com o parecer da análise do Resumo: 25/08/2018.
iv. Data para a coordenação do Simpósio divulgar a programação de apresentação: 05/09/2018

Comentários

Postagens mais visitadas